sábado, 18 de julho de 2015

Uma Reflexão sobre o cuidado com o pecado

                                           

   “APENAS UMA PEQUENA BRECHA”

Havia uma família que morava numa montanha. Era um lindo lugar, principalmente na época do outono. Todos trabalhavam. Levantavam-se cedo e cada um tinha a sua tarefa determinada. Apenas o avô ficava sentado na varanda, acompanhando  o ritmo da natureza em sua cadeira de balanço.
Na hora do almoço a casa se enchia de vozes. Um a um todos se reuniam à mesa. Mas, logo saiam para retornar aos seus afazeres.
Certo dia, o avô viu um esquilo sair de uma brecha do teto. Ele observou atentamente e notou que o pequeno animal ia e vinha, sempre levando para fora da casa algumas farpas de madeira. Curioso, resolveu investigar que tanto trabalho o esquilo fazia. Deixou a cadeira  balançando  sozinha e caminhou até o canto da sala onde estava a pequena brecha. Notou, para surpresa sua, que o esquilo estava como que desafiando uma das vigas do teto.  A madeira estava fraca  e os pequenos mas afiados dentes do esquilo faziam o trabalho parecer aparentemente fácil.
À noite, ao chegar em casa, o filho foi logo notificado pelo avô. O pai deu uma olhada...
- É apenas uma pequena viga, no final de semana  a consertarei.
- Feche pelo menos a brecha, falou o avô, num tom de voz preocupado.
- O que um pequeno esquilo pode fazer? , retrucou o pai – E foi pegar o seu prato de sopa que estava em cima do fogão.
O que o pai não contava é que o esquilo não ficaria de folga até o final de semana e muito menos com o que estava para acontecer.
O avô, sem poder fazer nada, passou a semana olhando o esquilo trabalhar incessantemente. Parecia que o esquilo estava prevendo o futuro.
No fim de semana, o tempo daquele final de outono mudou completamente. O vento soprou forte  e naquela noite todos dormiam juntinhos, para diminuir o frio que entrava pelas frestas da casa. Ao  amanhecer, as janelas estavam brancas e o sol escondido nas nuvens do céu.
O pai levantou-se, abriu um pouco a janela e concluiu que todos teriam de passar o final de semana dentro de casa. Neste momento ele lembrou-se da viga e foi até o canto da sala. Para sua tristeza, notou que um fio de madeira estava no lugar que deveria ser ocupado pela pequena mas necessária viga. Para consertá-la, seria necessário tirar as telhas. Mas isso agora era impossível. E se não o fizesse, mais uma neve forte que caísse poderia fazer o telhado romper naquela parte da sala.
- Por que pelo menos eu não fechei a brecha enquanto ainda era tempo?
Ainda absorto em seus pensamentos, o pai estremeceu, ao notar que novamente a neve começava a cair. Agora era inevitável: as vigas iriam ceder e sua família estaria em perigo.
É preciso ouvir a voz do bem, quando nos avisa que por uma pequena abertura o mal está entrando em nossa vida...

       ***********************************************
Sílvia Néli Falcão Barbosa
“VISÃO MISSIONÁRIA” 2º  trim. De 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

window.setTimeout(function() { document.body.className = document.body.className.replace('loading', ''); }, 10);