sábado, 21 de setembro de 2013

21 de Setembro - Dia da Árvore! Uma Oração e Uma Poesia!


“ORAÇÃO DAS ÁRVORES”

“Tu que passas e levanta contra mim teu braço, antes de fazer-me mal, olha-me bem.
Eu sou o calor de teu lar nas noites frias de inverno.
Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol. Meus frutos saciam a tua fome e acalmam a sede.
Eu sou a viga que suporta o teto de tua casa, a tábua de tua mesa, a cama em que descansas.
Sou o cabo de tuas ferramentas, a porta de tua casa. Quando nasces, tenho madeira para o teu berço; quando morres, em forma de ataúde, ainda te acompanho ao seio da terra.
Sou o pão de bondade e flor de beleza. Se me amas como mereço, defende-me contra os insensatos.


“VOZ MISSIONÁRIA” – 3º trimestre de 1978


“QUERIA SER COMO O CEDRO”

Receio, Senhor, que esta seja uma oração pretensiosa,
principalmente porque sempre me acomodei às coisas pequenas.
Não sei  porque estou hoje preocupada com cedros e granito;
acho que me cansei de minha fraqueza e limitação.
É horrível falar em mármore e sentir-se lama,
sonhar em ser águia e não passar de uma andorinha,
pensar em cedro e reconhecer-se um caniço
que se curva a qualquer aragem.
Assim terminarei meu estágio na terra
sem nada realizar de vulto,
talvez não tenha mesmo um talento multiplicado
para Te devolver.
Sim, Pai, é horrível idealizar obras primas e não ir
além da mediocridade,
idealizar um tratado e produzir um almanaque.
Ainda que por pouco tempo, gostaria de ser como o cedro;
raízes profundas e tronco inflexível,
indiferente aos tufões e tempestades
crescendo sempre em direção do céu.
Assim, pequena e vulnerável,
devo fazer um bem triste papel diante do mundo
 e até receio que alguém possa dizer:
- Não deve ser um grande Rei quem domina sobre
tão pobre súdito.
Por isso, Senhor, e porque gostaria de influenciar outros
com meu exemplo,
assumindo compromissos dignos dos fortes e sábios,
faze-me como o cedro, provando em minha própria vida
que um Ser onipotente está dentro de mim.
Não importa o exterior, bem o sabes,
mas lá dentro, onde só Tu penetras,
mas onde tudo nasce,
faze-me um cedro para a glória Tua.

Autora:  Myrtes Mathias    -  “VIDA CRISTÔ  - Abr./Jun. 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário

window.setTimeout(function() { document.body.className = document.body.className.replace('loading', ''); }, 10);