domingo, 1 de dezembro de 2013

Reflexão sobre a Humildade




“QUEM É O MAIOR?”

Primeiro foi o leão que falou, sacudindo a enorme juba:
- Eu sou o rei! Assim me considera o mundo inteiro! Minha força é alardeada por todos. A França já teve um imperador cujo nome significa “Leão da Floresta”, a Inglaterra tinha “Ricardo Coração de Leão”. Vejam, as grandes nações me aclamam! Quando rujo, tudo se aquieta e ao meu brado as almas se estremecem.

- Mas, sois orgulhoso! – disse o boi interrompendo o rei leão. Eu não! Sou humilde e paciente. Tenho a calma e a compostura. Antes do automóvel, fui eu quem carregou as forquilhas e os caibros da casa. Meus trabalhos estão presentes em todas as civilizações. Quanto as glórias históricas, Carducci me  chamou de “Pio Bove”.

- Entretanto, eu sou a glória! – disse o cavalo. – Prestai atenção: Fui cônsul  e sacerdote no tempo do Imperador Calígula e comia numa manjedoura de marfim; tomava banho de leite e tinha arreios de ouro cravejados de brilhantes. Além disso, tinha uma linda companheira chamada Penélope... Com Átila, onde eu pisava não nascia mais grama! Vivo imortalizado em milhares de estátuas e a Fonte de Hipocrene, onde os poetas iam beber inspiração, brotou do meu pé... Já fui Bucéfalo e levei Alexandre, o grande, a Índia...

- Contudo, não tens a minha resignação e, sobretudo, a minha resistência – disse o camelo. Quem atravessa os desertos, levando as caravanas em busca dos tesouros do oriente? Vós, posto no deserto, sem água e ao sol, seríeis capazes de passar dez dias sem beber?

- Todavia, disse o cão – eu sou a fidelidade e o amor. Sou o melhor amigo do homem!

- Pois eu sou mais, - afirmou o macaco. Eu, segundo a ciência, sou o parente mais próximo do homem.

- Não obstante – disse o elefante – eu zombo de todas essas pequeninas coisas. Diante da minha grandeza, todos vocês são como nada. Além de ser o maior animal da terra sou o que possui a maior preciosidade: o valioso marfim! Ademais, transportei marajás e príncipes.

Em meio à discussão, perceberam o jumento, ali num cantinho, cochilando, as orelhas murchas, humilde e pensativo. E o leão berrou: - E tu, ó jumento, animal desprezível, que fizeste?

-  EU CARREGUEI JESUS...

***********************************************

Do Jornal da Igr. Universal do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

window.setTimeout(function() { document.body.className = document.body.className.replace('loading', ''); }, 10);